sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

o pecado de onan

.
.
tenho estado a ler a obra de philip roth, engano (suponho que é a 15ª). eu chamar-lhe-ia diálogos. é como estar em casa, a ouvir uma voz familiar, de tal forma está o timbre da escrita entranhado. instagramei uma passagem:
.
.
engano photo IMG_20130220_200903.jpg
.
.
escuso-me a explicar ainda mais a minhas preferências literárias. principalmente aos que insistam nas análises óbvias (tal como acontece com a crítica a saramago, por parte de pessoas que, evidentemente, nunca o leram).
.
mantenho, igualmente, a leitura paralela do meu primeiro ebook, a casa dos budas ditosos, de joão ubaldo ribeiro. na senda do despretensiosismo rothiano, da libertação do preconceito da escrita sobre o sexo (e é difícil não cair no ridículo quando se escreve sobre sexo).
.
descubro, por entre interessantes pormenores de erudição, a origem da palavra onanismo. provém de uma passagem da bíblia sobre o pecado de onan. a prática, não sendo apenas solitária, como no caso de onan em que se define como coitus interruptus, merece uma aturada reflexão do por parte do autor.
.
é destes dois diálogos constantes com a liberdade de avaliação dos relacionamentos, da supremacia da naturalidade sobre a moral bacoca, que se produz a beleza dos textos.
.
.
 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

engano

.
.
em repetição estava a música anterior. do género 20 vezes por dia. aquele banjo é, de facto, tentador. qualquer dia perco a cabeça e lá vão mais uns trocos (só me chateia ser um instrumento de banda, por si só não parece suportar um baladeiro a cantar sozinho - mas desde que vi o b fachada esgalhar uma braguesa como manda a lei, acredito que se pode espremer um instrumento devidamente).
.
.
mas hoje lembrei-me desta música (do filme silver linings playbook). a simplicidade ainda é, e será, a melhor fórmula. para a música e para a vida.
.
.
.
.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

.
.
.
.
.
.
.
.
.
oh, tanto para dizer
e tão pouco espaço.
.
.
.
.
.
.
.
.

.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

lover's eyes

.
.
.
.
momento francisco josé viegas:
se as mulheres fossem boas, deus teria uma e o diabo não tinha cornos.
.
.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

janeiro

.
.
filmes
..
.
 
..

.
.

 .
.
 
.
 


.


...
.
.

 
.
.
 

.
 
.
..
.
 
.
 
.
 
 
 
.
livros
.
 


 


..

 

.
.

 

.
.
séries
.
.
 
.
(8 episódios)
.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

salve regina

.
.
e no marasmo do dia, vejo com o espanto (espasmo?) mais desabrido, vejo como aquele se ver fosse possuir a alegria em forma de canto de cisne.
.
.
foi, para ser mais prático, o minuto 10:11 desta música-voz-de-deus:
.
.

.
.
como o sol que rasga o céu de janeiro, e nos brinda com uma promessa de primavera e recompensa:
.
.
.
oh deuses desse olimpo. obrigado por mais uma tradução.

.
.