quinta-feira, 5 de julho de 2012

fascínio [3]

.
.
a dada altura da minha vida escrevi como um desalmado.
.
escrevia mesmo sem uma musa inspiradora. embora fosse difícil, conseguia imaginar uma mulher que me fascinava e me levava aos longínquos espaços da imaginação. era uma mulher sem rosto. mas era uma mulher com as qualidades suficientes de me pôr a levitar, levando-me a estabelecer conecções com a aurora boreal das palavras.
.
consegui assim libertar-me das palavras turvas que necessitava despojar para vislumbrar o caminho certo. não terá sido suficiente.
.
está na hora de procurá-la de novo. terá ela ainda vida no meu subsconsciente?
.
.

8 comentários:

  1. procura-a dentro de ti... se não estiver lá, talvez tenha, pelo menos, deixado uma pista sobre o seu paradeiro...

    ResponderEliminar
  2. Aqui que ninguém me ouve, nunca criei ninguém na minha mente, mas a mente criou-o por mim. Durante uma altura, tinha uns 21 anos, sonhava com uma pessoa que não conheço, inventei-o. Conheci-o, no sonho, num concerto da Gulbenkian, era inglês. Acordava sempre tão desiludida. Sonhei! É que durante o sonho eu ficava deslumbrada com aquele sentimento e pensava «está a acontecer, afinal não sonhei». Triste. Um dia fui visitar a família dele. Ui! Moravam num castelo antigo, em Inglaterra. Ele tinha os avós presos, com umas correntes, na parede de um dos corredores que iam dar à cozinha. Era tudo tão estranho, a sensação do sonho e tudo. Depois apareceu um amigo meu, vindo não sei de onde, vestido de Robin dos Bosques, pedir-me água e eu a sentir-me muito mal disse-lhe «Toma esta tampa (era uma tampa de garrafa) e vai à cave, há lá uma estalactite que de vez em quando dá um pingo de água.» Depois saí dali muito desiludida. Acordei. Nunca mais sonhei com ele. Depois só sonhei com um que tocava piano numa catedral em Itália. Chamava-se Víces. Que raio de nome inventei. Nunca mais o visitei. Acho que o primeiro me traumatizou. Coisas da mente.

    ResponderEliminar
  3. cores e outros amores:

    ainda não é tempo de fechar os olhos e procurar. não estou preparado para a encontrar. nem preparado para escrever. espero que quando chegar essa hora ela tenha deixado algum rasto...

    humming:

    tu de facto estás lá...estás para lá...o teu sonho parece um conto de edgar allan poe. já leste? vê aqui:

    https://contosdocovil.wordpress.com/2008/05/13/contos-de-edgar-allan-poe/

    e nem de propósito, hoje tive um daqueles sonhos estranhos, e que me lembro! (ainda mais estranho) acontece sempre que fico no limbo do sono. aquele momento depois do despertador, mais cinco minutos (que foram mais quinze) e, não sei se terá sido o resto do sonho, mas o que sonhei nesse momento incluia uma mulher com o corpo cheio de tatuagens...uma criatura que não vejo há oito anos, e que trabalhava num sítio que eu deixei há muito...tu aqui? a sério há coisas nos sonhos estranhíssimas.

    já agora, e porque o teu sonho tem coisas engraçadas, tenho um amigo moçambicano que se chama venceslau, e nós tratamos por vences :) acho que não toca piano...

    ResponderEliminar
  4. Nunca li nada de Poe; se não tivesse prometido aos conguitos que comi nas doze badaladas que ia ler apenas os livros comprados e por ler, este ano, já teria lido algo dele. Cresceu a curiosidade. Agora dizes-me isso e ainda mais vontade tenho de ler. Janeiro de 2013 tem Poe, de certeza!
    Por vezes tenho sonhos horripilantes que não lembram a ninguém. Acordo a meio da noite e mesmo acordada continuo com medo. Fico quieta, quieta e peço-me com jeitinho para não voltar a sonhar. É a única altura em que me sinto verdadeiramente sozinha. Se for de dia é melhor. Pior é não poder contar a ninguém, porque todos têm apontamentos absurdos (tipo aquela da estalactite) e as pessoas acabam por rir de algo que me apavorou, então não me serve de muito. Uma pessoa procura carinho e sai gozada. Pff, o povo. :)

    ResponderEliminar
  5. Ora vejamos...eu nem sei bem por onde começar. a cada coisa que dizes fico mais pasmado...realmente, não há horizonte possível, nem no imaginário estamos sossegados e com os pés assentes. Antes de mais, entregam livros no teu apartado? Eu já li o Edgar A. Poe e por isso neste momento o livro é teu. Eu também fiz essa promessa e mais algumas (quase nunca faço isso) e o resultado é que não cumpro neste momento nenhuma delas. Já comprei livros. E vou comprar mais. Neste momento estou numa de gastar.

    A sério que acordas mesmo? Do tipo acordar desperta completamente? eu mesmo a lembrar-me de um sonho, só fazendo um esforço enorme consigo recordar mais tardes...agora o não poder contar, parece-me injusto julgares as pessoas se elas não souberem do que precisas. Não vou dizer que o carinho é, nas suas mais variadas matizes, a coisa mais bonita que há. Parece-me é cada vez mais raro de encontrar.

    Se precisares de contar sonhos tens o meu mail e a minha atenção. Acho que nunca estamos sós...

    ResponderEliminar
  6. Acordo, porque é como se a dada altura a minha consciência se dividisse. No sonho continuo a agir com calma, a tentar desenrascar e resolver o problema, a ignorar/arquivar emoções, como faço habitualmente, mas como o pesadelo em si é falta de opções, como o pesadelo é eu ver-me em situações sem qualquer tipo de solução, por cima começo a ouvir-me «isto não pode estar a acontecer, isto não pode ser assim» e acordo assustada, porque estou na dúvida se o que é verdade é o sonho ou eu achar que é um sonho.(Vou dar-te um exemplo: para o fim de um pesadelo longo, fui dar a uma sala completamente estéril, no topo de um edifício, branca, com uma parede de vidros, vista para um mar plano, céu azul, lindo; no canto da sala estava uma maca, com uma barriga (só uma barriga, não havia mais corpo) aberta, lá dentro estava um feto, havia muito sangue, tirei o feto, não se mexia, não parecia humano, ele não tinha nariz nem boca, estava semi-vivo, eu não tinha como lhe fazer Suporte Básico de Vida, depois começou a escorregar-me das mãos e só me caía. Um silêncio atroz. Acordei nesta altura, com os pensamentos de «isto não pode ser verdade».) Mas assim como acordo com isto, também acordo a rir quando sonho com algo idiota. O sono e eu temos uma relação engraçada, dava para ficar aqui a encher-te de comentários, mas ao mesmo tempo não tem interesse nenhum.

    «parece-me injusto julgares as pessoas se elas não souberem do que precisas»
    Tens toda a razão e agora apanhaste-me como nunca me apanharam! A escolha foi só minha e a melhor maneira de te explicar porquê é com um excerto. http://suss-urros.blogspot.pt/2009/09/prolongar-as-noites-de-domingo.html Não sei receber, então não procuro. É só mais um tipo de egoísmo. Fico com o teu mail, caso volte a acontecer, pois experimentar coisas novas não faz mal a ninguém. Há um mês que não tenho pesadelos. Acho que vão sendo raros.

    Então, só se isso for um empréstimo. Não gostas de manter os livros debaixo da asa? Agradeço-te imenso; gosto de ler livros já lidos. No apartado recebo tudo.
    Estou para ver como é ler Poe. Como a minha morada é um apartado, não sinto à vontade para pedir que me envies um remetente; a única razão pela qual tenho um apartado, é o facto de eu estar sempre a mudar de casa. No fim deste mês, saio da casa onde estou e vou andar com a tenda às costas, mas quando tiver casa de novo, posso dar-te a morada e, se então te sentires à vontade, gostava muito que me deixasses retribuir com alguma coisa para a tua morada.

    Obrigada por tudo.

    ResponderEliminar
  7. para mim que não sonho, ou melhor, não me lembro dos sonhos, é fascinante ouvir falar deles. pricipalmente assim, com tanta vivacidade, com tanto realismo. sempre me fez um pouco de confusão a descrição dos sonhos nos livros. nunca os li com grande interesse. se calhar é porque eles não foram descritos assim, como tu o fazes. é muito bom sinal. para além da desenvoltura que revelas na escrita, também tens recursos de estilo muito apurados.

    e sobre os sonhos, termino dizendo que podes encher a caixa dos comentários e a do mail quando bem entenderes, porque eu gosto de ler (tentar entender já não me atrevo :)

    obrigado pelo link do lobo da estepe. estive a ler-te um pouquinho mais para trás, com toda atenção e gostei destes com particular interesse:

    http://suss-urros.blogspot.pt/2012/02/de-castigo.html
    http://suss-urros.blogspot.pt/2012/03/orwell-eu-amo-te-eu-lambo-te-shleeep.html
    http://www.youtube.com/watch?v=Sd5S_hADV30&feature=player_embedded#!

    vamo-nos revendo aqui e ali, no que se escreve nos blogs, as experiências de vida são parecidas, as reacções, os prismas e as resoluções é que são interessantes. variam muito de pessoa para pessoa, e a tua visão é no mínimo catita. estás crescidinha (talvez em demasia, não?) não te parece que deves dar um espaço, uma liberdade, uma leveza maior à tua realidade? (que faço eu? conselhos? desculpa lá :)

    vou enviar-te o livro e pronto. quando o leres logo me dirás se o queres devolver. vejo tanto do bizarro dos teus sonhos naquelas páginas, que ele deve pertencer-te...

    sempre vou mudar de rota e não vou poder trazer-te imagens ou vídeos do teu rio dos crocodilos de moçambique...vou para marrocos. será que ir até lá serve como afogar-me no google earth? em princípio abro um buraco no meio do deserto e deixo lá ficar um grito. tenho a certeza que ele não volta para portugal de maneira nenhuma :)

    ResponderEliminar
  8. Não vou responder ao que dizes sobre a minha escrita, não por antipatia ou indiferença, mas porque ainda tenho o ponto-de-interrogação a pairar no meu quadradinho, estilo banda desenhada. Vindo de ti tem muito valor.

    Mas o que vez em mim parece-te pesado e preso, porque para ti não serviria, já para mim, é aqui que está a minha leveza, por agora, e sou feliz assim. A visão que tenho não molda a minha vida, mas sim o contrário. Ver e entender como vivo traz-me o que preciso.

    Oh, Marrocos! Eu quero ir lá de bicicleta. Talvez para o ano, em Fevereiro. Este ano não fui, porque não me orientei a tempo.
    Experimenta e depois diz-me se funciona. :)

    É engraçado teres falado no post onde me faço a Orwell, porque ainda hoje fui snifar o Livros e Cigarros e agendei um post com um excerto.

    Bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar