segunda-feira, 24 de setembro de 2012

ponte de lima e o elvis (estudos antropológicos)

.
.
Photobucket
.
isto vai ser um post longo. não de palavras, mas de imagens que valem poucas palavras. as imagens valem contudo alguma memória, o que, bem avaliadas as diferenças, nos pode garantir mais alegria que mil palavras juntas e bem ordenhadas.
.
li este post da sandra barata belo. antes de mais não sabia que a menina escrevia, e pelos vistos bem. mas a minha alegria reside no facto de ela ter tido a coragem de fotografar o elvis. eu tentei aproximar-me para fazer o mesmo, tal era o meu fascínio pela figura, mas a agremiação de minhotos-ciganos-galegos era tanta, que me contive e retive o meu ímpeto final para o registo voyeur. aceito como último argumento o direito à privacidade. e o melhor que consegui foi isto:
.
.
Photobucket
.
.
a rapariga não. chegou-se à frente com o intuito nobre de abrilhantar os estudos académico-anémicos de antrolopogia polida. e registou com a imagem (que só vale por mil palavras para quem lá esteve) e com a prosa, um momento delicioso das feiras novas.
.
por certo ela não registou tudo o que há de bom nesta romaria. sim, romaria. não é de uma festa que se trata. estamos perante o ajuntamento das mais devotas crenças na alegria e na genuinidade das festas populares. há muito mais profundidade nas manifestações das feiras novas, do que em todas as comemorações de santos populares num ano inteiro.
.
.
Photobucket
.
.
a minha tristeza é que a música dos carrinhos-de-choque já não entre tanto nos anos 80'. era dos espaços onde podíamos viajar a tal velocidade (à cassete e ao retro-vinil), que uma viagem do tempo pareceria uma brincadeira de meninos (como aquela publicidade estúpida da zon). e é caso para dizer que os azeiteiros escasseiam. são já uma espécie em extinção.
.
.

Photobucket
.
.
termino com a frase do elvis lá do sítio. digam-me com alegria, não com tristeza, a vossa vila tem uma festa assim?
.
.
.
 

2 comentários:

  1. :)

    adoro ponte de lima...se pudesse mudava a tralha toda para um buraco lá ou em viana. por agora é só feiras novas, vaca das cordas, jardins e lagoas de bertiandos.

    ResponderEliminar